Mapeando os públicos aceleradores de vendas

18 de março de 2021

A pandemia chegou
A pandemia chegou de forma inesperada e pegou de surpresa todas as empresas, grandes ou pequenas. Assim, criou-se para todos um imenso desafio de enfrentar a limitação criada pelo vírus em seus negócios. E mais do que isso, uma necessidade, quase imediata, de reinvenção e busca pelos públicos aceleradores de vendas.

Passado 1 ano do início da pandemia, muitos negócios sucumbiram, outros souberam encontrar caminhos alternativos, ou até mesmo passaram a explorar mercados que antes não eram prioritários. Justamente para endereçar oportunidades e desbravar novos nichos que surgiram ao longo desse período.

Identificar os públicos aceleradores de vendas 

Há, porém, um caminho muito interessante a ser contemplado nas estratégias de retomada de negócio de qualquer empresa, que é mapear e identificar os públicos aceleradores de vendas do seu negócio. E o que seriam esses aceleradores? São profissionais envolvidos no ciclo de venda do seu negócio, que de forma direta ou indireta influenciam o cliente final a escolher determinado produto ou marca.

Pense na relevância para a decisão de compra de um casal que está montando seu primeiro apartamento. A opinião e indicação de um arquiteto, ou ainda no papel central desempenhado por um balconista de uma revenda de material de construção, na hora que você vai à loja para comprar uma peça necessária para um reparo na sua casa.

Esses são apenas exemplos de profissionais, muitas vezes esquecidos nas estratégias das empresas. Mas, eles podem ser centrais na retomada de negócios pós-pandemia. Isso porque, muitas vezes, as empresas se focam em investir seu tempo e recurso na comunicação dos seus produtos. Porém deiando de lado o fundamental exercício de mapear e se relacionar com os públicos aceleradores de vendas do seu negócio.

Retomada com estratégia 

A identificação desses profissionais e a montagem de estratégias assertivas para transformá-los em agentes de indicação e venda dos seus produtos ou serviços é, certamente, uma forma de você se diferenciar no mercado. Mais do que isso, de acelerar a recuperação de negócios pós-pandemia. Não apenas o seu, como de parceiros estratégicos que impactados com as estratégias desenvolvidas pela sua empresa também terão uma retomada mais rápida. Assim, vai se criando um ciclo de prosperidade que impactará todo o seu mercado.

Aqui na Totaltargets, o planejamento minucioso e a execução de projetos voltados para identificar e fidelizar públicos aceleradores de vendas é nossa grande expertise, com cases de sucesso nos mais diversos segmentos. Se quiser nossa ajuda pra mapear os aceleradores de vendas do seu negócio e começar desde já a impactá-los, vamos marcar um papo!

Marcos Nobrega é Diretor Financeiro da TotalTargets.

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