Como segmentar a base de clientes?

14 de abril de 2023

 

Segmentar a base de clientes é uma prática essencial para as empresas que querem direcionar seus esforços para atingir um nicho específico de público. O objetivo da segmentação é dividir os clientes em grupos, de acordo com características que tenham em comum. Para fazer isso, podem ser considerados diversos indicadores, como os demográficos e geográficos, entre outros.

Confira melhor cada um deles:

  • Demográficos: dados relacionados a idade, gênero, renda etc.
  • Geográficos: informações que indicam a localização do cliente.
  • Comportamentais: maneira como ele interage com a marca.
  • Psicográficos: considera-se atitudes, traços de personalidade, crenças etc.

Os tickets

Além desses indicadores, existem outros que também podem ser utilizados, como é o caso dos tickets. Mas o que seria isso? O ticket nada mais é do que a média do valor gasto pelo cliente em cada compra realizada por ele. Esse fator é importante para as empresas, pois revela quais clientes têm potencial de compras.

Pode ser definido da seguinte forma: ticket alto, médio ou baixo. Os clientes que compram um ticket alto com uma boa frequência podem ser chamados, por exemplo, de especiais. São esses que você precisa manter e fidelizar. Já no caso de quem compra um ticket alto, mas com uma baixa frequência, é preciso entender se ele consome pouco ou se está comprando dos seus concorrentes.

Para esse tipo de cliente, o ideal é criar um programa de fidelidade, que poderá estimulá-lo a concentrar seus gastos na sua empresa. A mesma solução pode ser aplicada para os clientes que compram um ticket médio ou baixo, mas com uma boa frequência. O programa será útil para identificar quais deles têm maior potencial, de forma que seja possível incentivá-los a aumentar o ticket.

O que fazer depois?

A segmentação te dá acesso a informações preciosas dos seus clientes. Sendo que a principal delas é o potencial de compra que cada um deles. Com esses dados em mãos, você pode fazer uma análise para compreender como deve tratá-los. Por exemplo, clientes que compram um ticket:

  • alto, mas ainda têm potencial de crescimento: invista em ações de fidelização e tente aumentar sua participação no segmento.
  • alto, porém com baixo potencial de crescimento: pense em ações que possam impedir um eventual avanço dos seus concorrentes.
  • baixo ou médio, mas têm potencial de compras: invista em ações para incentivá-los a comprar mais. Como um programa com categorias de benefícios crescentes.
  • baixo ou médio, mas têm pouco potencial de compras: mantenha-os por perto, afinal, oportunidades podem surgir.

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