Com os Aceleradores de Vendas, sente-se menos os efeitos da crise

29 de abril de 2020

Seu Antônio viveu todos os altos e baixos da economia brasileira nos últimos 40 anos. Nos anos 70, participou do milagre econômico trabalhando na indústria automobilística. Sua esposa foi fiscal do Sarney, depois ele teve seu dinheiro confiscado no Plano Collor. Daí resolveu abrir uma loja e sabe como ninguém a dificuldade de montar um negócio em momentos de crise. Por esta razão, para ele, este período que o país atravessa não é nenhuma novidade.

E quando ele identificou os aceleradores de vendas…

Seu Antônio logo percebeu que tinha dois tipos de clientes: aqueles que vinham comprar porque estavam fazendo uma obra ou reforma e aqueles que nunca mais voltavam. Mas também tinha os clientes que estavam na loja toda semana, um grupo formado por pintores, mestres de obras, pedreiros. Identificou rapidamente que este último público podia acelerar as vendas, pois estava o tempo todo lá e acabavam ou comprando os materiais ou indicando a loja para seus clientes que eram os donos das obras.

Rapidamente Seu Antônio começou a pensar em várias estratégias para merecer a preferência destes Aceleradores de Vendas. Abriu algumas linhas de crédito especiais, dava atendimento diferenciado, colocava as entregas deste grupo em primeiro lugar, organizava churrascos, distribuía brindes etc. Hoje tem até grupo de WhatsApp com as pessoas VIPs para informar promoções em primeira mão e programa de fidelidade com recompensas pelas compras realizadas.

Quando os resultados aparecem

Bem, as décadas passaram e a loja do Seu Antônio continua firme e forte. Muitos dos seus concorrentes fecharam as portas. Tudo porque ele percebeu que tratar de forma diferenciada públicos Aceleradores de Vendas traz resultados consistentes a longo prazo.

A TotalTargets também percorreu um longo caminho até aqui, como o Seu Antônio. Contribuímos para que nossos clientes identifiquem seus públicos Aceleradores de Vendas e criamos estratégias para incentivá-los a trazer mais negócios. E, assim como o Seu Antônio, nossos clientes comprovam que em momentos de crise faz toda a diferença ter estes públicos trabalhando do nosso lado.

Você tem alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário.

Roberto Martinez é Diretor de Novos Negócios e Planejamento da TotalTargets.
Compartilhe este artigo