O poder da gamificação no programa de relacionamento

10 de março de 2023

Programa de relacionamento é uma das iniciativas mais eficientes quando o assunto é fidelizar clientes. Porém, essa estratégia, que tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas, também acaba criando um desafio para elas. Com tantos programas existentes no mercado, o objetivo agora é oferecer algo diferente e inovador para conseguir se destacar.

É aí que entra a gamificação, uma estratégia que incorpora elementos de jogos na jornada do cliente. Ao adotar esse método no seu programa, você pode utilizar diversos componentes para aumentar o engajamento do consumidor com a sua marca, tornando a experiência dele mais dinâmica e atrativa.

Assim como ocorre em jogos tradicionais de computador, videogame ou celular, a gamificação desperta o lado mais competitivo das pessoas e, no caso das empresas,
isso não seria diferente. Ao estipular recompensas para cada meta atingida, você estará estimulando o cliente a continuar interagindo
com a sua marca.

Estratégias de gamificação

Existem diversas formas de motivar o seu cliente usando a gamificação. Como, por exemplo, criar um ranking de pontos no site ou aplicativo do seu programa de relacionamento. Ou, ainda, estabelecer diferentes níveis de atividades que somente podem ser desbloqueados conforme as metas de cada etapa forem sendo atingidas.

Para deixar a experiência do seu cliente ainda mais personalizada, você também pode utilizar um recurso bastante famoso no mundo dos games: os avatares. Essas figuras, que representam as pessoas no mundo virtual, geram identificação e uma sensação de pertencimento.

No entanto, independentemente de quais estratégias forem escolhidas para o seu programa, alguns elementos são extremamente necessários: metas, recompensas e regras. Definir com clareza esses três fatores é algo essencial, que fará toda a diferença no sucesso da sua ação.

A gamificação nas empresas

Hoje, a gamificação já faz parte da realidade de muitas empresas, que utilizam essa estratégia para diversas finalidades. Além das ações que são voltadas exclusivamente para os clientes, cujo principal objetivo é aumentar o consumo de produtos e serviços, algumas marcas usam esse método com outro propósito: treinar ou motivar os seus colaboradores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gupy, quatro em cada dez empresas oferecem treinamentos com gamificação para os seus funcionários. Das mil organizações que participaram do estudo, 40% delas já adotaram a estratégia, enquanto 20% estão em fase de implementação.

Vale continuar de olho nesse assunto, que ainda pode render muito em 2023!

Fontes: Ludos Pro e Valor Econômico.

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